Biografia

   

Nascido a 06 de Agosto de 1980, natural de Torres Vedras e filho de uma humilde família de músicos, desde muito pequeno já gostava de acompanhar os seus pais por todo o País em espetáculos, ficando sempre a assistir no fundo do palco enquanto esperava para cantar 2 ou 3 canções das que mais gostava. Visto que ainda era bastante pequeno, por vezes adormecia a meio dos espetáculos, esperando que os seus pais terminassem de atuar, desmontassem os instrumentos e voltassem juntos a casa. Assim, desde muito tenra idade já era para si normal andar por todo o País em festas de verão e bailes, ajudando a sua família, fosse a montar aparelhagens ou a fazer aquilo que mais gostava; cantar.

Ainda adolescente o destino prega-lhe uma partida. Devido à crise económica de então os pais emigraram ficando então a viver sozinho, num período durante o qual a Vida lhe proporcionou e ensinou a ter uma grande maturidade e responsabilidade, nunca deixando de estudar durante a semana e de trabalhar aos fins-de-semana, em vários conjuntos musicais da sua zona, para poder ajudar a suportar as suas despesas.

Nessa altura aprendeu a nunca desistir de lutar pelos seus sonhos, assim como, o valor e a importância da humildade e da verdadeira amizade.

Foi já uns anos mais tarde, com cerca de 20 e poucos anos que começou a ficar conhecido pelo público em geral enquanto vocalista e líder de algumas bandas da sua zona. Este período da sua vida também foi importante, na medida em que serviu para forjar o seu carácter trabalhador, humilde e perseverante, com todas as dificuldades que teve de passar em vários anos de estrada a atuar muitas vezes em viagens e condições bastante duras, mas sempre feliz por poder estar a lutar pelo seu sonho….cantar.

Em 2015 a sua carreira dá um pequeno-grande passo em frente. Gravou, a convite da Editora País Real, o seu 1.º álbum em edição digital intitulado “Por Minha Conta”, título esse escolhido por simbolizar o seu percurso e força de vontade que sabia que ainda teria de ter nesta nova fase da sua vida.

Deste 1.º álbum a solo destacam-se 3 temas com uma muito razoável aceitação do público nos espetáculos ao vivo, nas rádios regionais, assim como, nas redes sociais; os temas “Eu dou-te Mais” e “Eu vou Amar-te”, ambos de um caráter mais rítmico e o tema “Quero Ter-te Aqui”, que deu origem ao Videoclip homónimo gravado no final do mês de Novembro de 2015 na afamada Discoteca RIO CLUB da Lourinhã. O Vídeo, distribuído nas plataformas digitais, foi um 1.º passo para confirmar a aceitação que o público em geral tinha por este jovem cantor que surgia com um estilo e uma postura diferentes e originais.

Em Outubro de 2016, um ano depois de lançar “Por Minha conta” lança o Single “Vem Pra Mim”, produzido por Ménito Ramos, seu amigo e conterrâneo, e também editado nas plataformas digitais, agora pelo selo da “Rising You”.

Este trabalho simboliza agora um passo em frente na carreira do João, na medida em que a sonoridade alcançada, letra e sentimento já vão mais de encontro ao seu íntimo enquanto cantor. O tema foi um grande sucesso nas comunidades virtuais, tendo, numa das publicações, ultrapassado as 1000 partilhas e os 3000 “Gostos” de facebook em apenas 1 mês. Passou nos meses seguintes diariamente em mais de 80 Rádios Portuguesas e de comunidades portuguesas no estrangeiro, ficando destacado em “TOP 5 – POWERPLAY”, como um dos temas mais pedidos pelos ouvintes dessas mesmas rádios. Foi também apresentado em canais de televisão, tais como a RTP e a SIC, com excelentes críticas de apresentadores como João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Aumentava o público ao redor do João, vindo cada vez mais pessoas aos espetáculos para o conhecer.

O sucesso de “Vem Pra Mim” permitiu-lhe também refletir bastante no seu percurso na música passado e pretendido para o caminho futuro a percorrer. Permitiu-lhe esclarecer a si próprio qual o porquê e o seu verdadeiro propósito de fazer música. Estava a acontecer uma verdadeira evolução a todos os níveis. Tomou a decisão de apenas fazer música que pudesse significar algo de positivo para si e para as pessoas que a ouvissem, arriscando bastante em fazer a “música pela música”. Como as grandes editoras já lhe tinham fechado as portas no passado, compreendeu que, agora, apesar do seu aparente sucesso, ainda seria mais difícil, pois fazer “música pela música” de uma forma livre, transparente e significativa poderia não ser compatível com outros interesses empresariais. Desta forma criou a LABEL “Music4ALL” para poder divulgar e promover o seu trabalho.

Em Outubro de 2017, repetindo a parceria com o produtor Ménito Ramos, começa então a trabalhar num outro tema, com mais uma sonoridade diferente, mais um desafio a ultrapassar. Um tema mais introspectivo mas simultaneamente comum a qualquer pessoa e facilmente identificável. Nasce em finais de Novembro de 2017 o tema “Dá-me um Talvez”.